Saga Dawa
O Saga Dawa é um dos quatro períodos mais sagrados do calendário budista tibetano, que marca o nascimento, a iluminação e o parinirvana de Buda Shakiamuni e, em 2025, acontece de 27 de maio a 25 de junho, sendo seu ápice na lua cheia de 11 de junho, quando é celebrado o Saga Dawa Düchen.
Também é chamado de “mês de méritos”, período dedicado para gerar mérito através de ações virtuosas e pensamentos positivos.
É dito que durante o Saga Dawa as ações, virtuosas ou não, são multiplicadas 100 milhões de vezes.
Por isso, os praticantes fazem um esforço extra para acumular mérito neste período, como praticar a generosidade, a virtude e a compaixão, e então, dedicá-lo para o benefício de todos os seres.
Programação
• Sessões de prática de Vajrasatva de 27 de maio a 11 de junho, das 19h às 21h
• Não haverá prática de Vajrasatva nos dias 3/6 (Tsog de Tara) e dia 5/6 (Tsog de Chuva de Bênçãos)
• Necessário fazer inscrição
• Os inscritos receberão um link com um ensinamento gravado da Lama Tsering sobre a prática de Vajrasatva. Todos deverão assistir ao ensinamento como forma de preparação para a prática
• Haverá instruções para iniciantes na prática do dia 27 de maio, às 19h
• Não há pré-requisito
• Oferenda espontânea
• Presencial e on-line
Programação especial no Saga Dawa Düchen - 11 de junho
A Lua Cheia do Saga Dawa é considerada o dia mais sagrado do calendário do budismo tibetano, quando se comemora a iluminação e o parinirvana de Buda Shakiamuni, e este ano será celebrado em 11 de junho.
Neste dia, Lama Tsering convida todos a acumular mérito com uma programação especial, a ser confirmada em breve.
Para mais informações: eventos@odsalling.org
O Saga Dawa acontece no 4º. mês lunar do calendário tibetano. O período sagrado começa na lua nova desse mês, tem seu ápice após 15 dias, na lua cheia, e se estende até a lua nova seguinte.
No dia da lua cheia, ocorre o Saga Dawa Düchen, que é considerado o dia sagrado mais importante do ano para o budismo tibetano. Nele, se comemora a iluminação e parinirvana de Buda Shakiamuni.
No sétimo dia deste período se comemora o nascimento de Buda Shakiamuni, o Tampei Düchen.
Düchen significa "grande ocasião".
O voto é um compromisso. Não é preciso ter iniciação para fazer um ou mais votos. O mais importante é fazê-lo com a motivação pura de beneficiar todos os seres até que todos se livrem do sofrimento e alcancem felicidade imediata e definitiva.
Da maneira simples, você se coloca na frente do seu altar (ou em qualquer lugar) e visualiza, da maneira que conseguir, o Buda Shakiamuni ou a deidade escolhida, inseparável do seu Lama e, diante deles, tendo-os como testemunha, proclama o seu voto.
Você pode fazer votos por um dia, por muitos dias ou até por todo o período do Saga Dawa.
O Vesak, que é seguido por algumas tradições budistas, é a comemoração do nascimento, iluminação e parinirvana de Buda Shakiamuni num mesmo dia, na lua cheia de maio.
Para os praticantes do Budismo Tibetano, o equivalente ao Vesak acontece durante o período do Saga Dawa. Além disso, dentro desse período, há um dia específico para celebração da iluminação e parinirvana de Buda Shakiamuni, chamado Saga Dawa Düchen, e outro para celebrar o nascimento do Buda, chamado Tampei Düchen.